Volkswagen Sustentável

Eu ia terminar o post com esse vídeo, mas resolvi começar com ele.

Uma dica para TODOS NÓS:

Em busca de negócios mais sustentáveis


A concentração atmosférica CO2 no mundo está hoje 38% maior do que no período da Revolução Industrial. No Brasil, o volume de emissões de poluentes também é alarmante. Cada brasileiro é responsável pela emissão de 10 TONELADAS de gás carbônico por ano e, em dias de inversão térmica, morrem até 10 pessoas na capital paulista em decorrência da poluição (Dados do Laboratório de Pesquisas Atmosféricas da USP).

Anualmente, são gastos cerca de R$24 milhões no tratamento de doenças respiratórias. Com base nestes e outros dados preocupantes, não há como negar a responsabilidade e o comprometimento de todos os setores com as questões ambientais e de sustentabilidade do Planeta.

Neste cenário, o setor automotivo pode e deve oferecer muito mais em prol desta causa tão nobre quanto necessária para a sobrevivência mundial.

Segundo Luiz Henrique Lopes Vilas, coordenador do SIGAME – Sistema de Gestão Ambiental Ecomaster, além dos veículos serem fontes de emissão de gases poluentes, dados fornecidos pelas concessionárias indicam que um veículo pequeno gera, em média, durante seu primeiro ano de vida, aproximadamente 12 litros de óleo usado, 5Kg de resíduos como estopa, embalagens, filtros de óleo, combustível e ar e insumos utilizados nas revisões obrigatórias.

Atualmente, governo e empresas de diferentes portes estão investindo cada vez mais em ações socioambientais, resultando em importante retorno de imagem institucional. “O mercado está exigindo que os produtos e serviços sejam produzidos de forma ambientalmente sustentável. Além disso, há leis ambientais severas gerando grande risco a empresas que descuidam dessa questão”, ressaltou coordenador do SIGAME, os consumidores finais e clientes buscam informações sobre os aspectos ambientais e sociais de produtos e empresas antes de efetuar a compra.

*Fonte: Revista Dealer – Nov/Dez 09

Volkswagen Sustentável

Atualmente todas as fábricas da Volkswagen do Brasil trabalham de acordo com o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), programa que traz os conceitos de sustentabilidade para o dia a dia da montadora. Com isso, a empresa conquistou a certificação ISO 14001 em todas as suas unidades: Anchieta/São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR).

A busca por uma atuação ambientalmente responsável faz que a marca esteja em constante pesquisa para o desenvolvimento de novos projetos e de novos materiais utilizados em seus veículos.

Algumas das ações já implementadas:

*Componentes produzidos com PET

Desde 2003, a Volkswagen utiliza o poliéster de PET, 100% produzido com materiais reciclados, na confecção dos carpetes do assoalho e das caixas de roda.

*Fibra de Curauá


A Volkswagen do Brasil foi a primeira fabricante de automóveis a utilizar a fibra do Curauá, planta nativa da Floresta Amazônica, em seus produtos, substituindo a fibra de vidro.

*Veículos bicombustíveis


A montadora também foi precursora ao lançar o primeiro veículo bicombustível, em 24 março de 2003, no evento em que comemorava seus 50 anos de atividades no Brasil.

*Novos itens de série

A Volkswagen foi a primeira marca a incluir injeção eletrônica de combustível e catalisador como itens de série de seus veículos.

*E-Flex


A empresa apresentou com exclusividade ao mercado brasileiro uma inovação para os veículos bicombustíveis, a tecnologia Flex Start, que dispensa o uso de gasolina nas partidas a frio.

A Nova família Gol


Para a produção da nova família Gol, a Volkswagen adequou suas fábricas para atuarem com absoluto respeito ao meio ambiente e com total atenção ao bem-estar dos empregados.

Pintura à base de água

A pintura da fábrica de São José dos Pinhais é uma das mais modernas e ambientalmente compatíveis do mundo: opera com tintas à base de água, reduzindo significativamente o impacto ambiental.

Reciclagem de borra de tinta

A Volkswagen mantém diversos programas de reciclagem de resíduos e materiais. Um desses projetos inovadores é o de reciclagem da borra de tinta (resíduo da tinta utilizada durante o processo de pintura dos carros), que tem como objetivo reduzir o impacto ambiental em todas as suas fábricas do Brasil.

Compostagem

Na fábrica de motores de São Carlos, todos os resíduos orgânicos são reaproveitados como adubo nos jardins e nas áreas de recuperação da vegetação original de cerrado ao redor da fábrica.

_ _ _

Tecnologia BlueMotion

BlueMotion é o programa de tecnologia da Volkswagen que reduz o impacto causado por seus carros no meio ambiente. Através desse projeto, a empresa desenvolve produtos que oferecem menor consumo de combustível e menor emissão de CO2, sempre mantendo a ótima performance Volkswagen que você conhece.

O Polo BlueMotion* é o primeiro automóvel produzido a partir dessa tecnologia e, de hoje em diante, toda vez que você encontrar um carro com esse sobrenome pode ter certeza que ali, além de economia, tem respeito à natureza.

Polo BlueMotion

Cheio de inovações.


Além das alterações mecânicas e eletrônicas que foram estudadas para diminuir os índices de consumo e emissões, como a nova relação de marchas e a reprogramação do gerenciamento da injeção eletrônica, o Polo BlueMotion exibe uma série de aperfeiçoamentos aerodinâmicos, um fator que, por si só, reduz o atrito com o ar e diminui sensivelmente o consumo.

O modelo traz grade frontal com desenho diferenciado para gerar menos turbulência quando o carro entra em movimento. E traz também soluções para melhorar a penetração aerodinâmica: aerofólio no alto da tampa do porta-malas e spoilers integrados aos para-choques dianteiro e traseiro.

Os Aero Parts, exclusivos deste veículo, são pintados com tintas na mesma cor da carroceria, assim como os frisos nas laterais e nos para-choques, as carcaças dos retrovisores e as maçanetas das portas.

Leves e compactas, as rodas especiais de liga de alumínio fazem o conjunto pesar menos. O jogo de pneus também cumpre uma função ambientalmente adequada: a sílica presente em sua composição diminui o atrito com o piso, sem diminuir a aderência, o que exige menos esforço do motor.

A suspensão do Polo foi rebaixada com o intuito de também aprimorar a penetração aerodinâmica. A direção com assistência eletro-hidráulica é mais um recurso adotado para diminuir sensivelmente os níveis de emissões e de consumo, pois exige menos esforço do motor.

Acessórios

Ele já sai de fábrica com ar-condicionado Climatronic, MP3 Player com conexão Bluetooth e entrada para SD card e dispositivos USB, quatro alto-falantes e quatro tweeters. Na lista de opcionais, você pode escolher travamento central das portas com controle remoto e dispositivo de segurança, retrovisores e vidros com acionamento elétrico, alarme com imobilizador eletrônico, airbags frontais, sistema de freios ABS e o moderno I-System – Sistema Interativo Volkswagen.

*O Polo BlueMotion apresenta uma redução de até 15% no consumo de combustível e na emissão de gás poluente do efeito estufa (CO2). Os valores foram obtidos no laboratório da Volkswagen do Brasil Ltda. credenciado pelo Inmetro, localizado em São Bernardo do Campo (Planta Anchieta), por meio de medições de consumo realizadas conforme a norma brasileira NBR-7024.

*Fonte: www.vw.com.br

Always, VW.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s