Carro é movido com esgoto tratado

Empresa de bioenergia inglesa conseguiu gerar gás para mover automóvel a partir do esgoto de 70 casas e já estuda um processo parecido para extrair combustível a partir de restos de comida. 05/08/2010

Uma empresa inglesa conseguiu fazer um carro se mover a partir de esgoto tratado. A GENeco, especializada em pesquisas na área de bioenergia, desenvolveu um processo para extrair gás combustível a partir de esgoto residencial.

Segundo a companhia, com resíduos captados em 70 casas, foi possível produzir gás suficiente para abastecer um carro para rodar por cerca de 17 mil quilômetros. Segundo Mohammed Saddiq, diretor da GENeco, a ideia surgiu pois a companhia já usava biogás em sua fábrica. “Com o restante do gás que tínhamos, decidimos inventar algo sustentável e eficiente. Foi então que pensamos em produzir uma nova forma de energia alternativa aos combustíveis fósseis para carros, que são tão usados no Reino Unido”, afirma em comunicado.

Desta maneira, a empresa começou a estudar outras formas de produzir o biogás e chegou à ideia de tratar o esgoto. Saddiq garante que a performance do carro não é prejudicada. “Se você dirigir este carro, não vai perceber que ele é abastecido com biogás”, diz.

Segundo a GENeco, na Suécia, mais de 11.500 veículos já são abastecidos com biogás, porém, o combustível é gerado com restos de comida naquele país. Por isto, a ideia da empresa é estudar também esta forma de produção de biogás para unir com o método de tratamento de esgoto e tornar o produto comercial no Reino Unido.

O carro escolhido para passar por uma conversão e rodar com gás natural foi o New Beetle, da Volkswagen. O modelo foi escolhido por estudantes que conheceram o projeto por meio de palestras. “A escolha do carro foi inspirada no fato de que alguns insetos ajudam naturalmente no processo de decomposição de lixo e de tratamento de esgoto”, diz Saddiq. Beetle, em português, quer dizer besouro.

*fonte: Época Negócios

Always, WV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s