Novo Design Center da Volkswagen

Volkswagen apresenta o novo Design Center em sua fábrica de São Bernardo do Campo

Design Center VW Brasil

O presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, apresentou nesta sexta-feira (07) o novo Volkswagen Design Center, na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo. O novo Design Center teve sua área ampliada para abrigar todo o processo de criação de novos projetos e reunir as áreas de Package & Strak, Design Shape e Serviços, em um total de 2.360 m².

De acordo com o presidente da Volkswagen, o novo centro de design da marca contou com parte dos ciclos de investimento que totalizarão R$ 8,7 bilhões entre 2011 e 2016. Conforme anunciado anteriormente, este agressivo investimento faz parte do plano que visa a liderança global da marca até 2018.

O evento também contou com uma mostra sobre a história do Design da Volkswagen do Brasil, dividida por décadas, além da exposição dos carros da marca com design brasileiro e uma simulação do processo de criação do automóvel.

Design Center VW

Centro de Realidade Virtual (VRC)

O Centro de Realidade Virtual foi inaugurado em 2008, na fábrica de São Bernardo do Campo, integrado à área de Design. O VRC (Virtual Reality Center) utiliza a tecnologia 3D para simular virtualmente os novos projetos, e, desta forma, compartilhar com todo o Grupo Volkswagen.

Com essa tecnologia, os novos modelos podem ser analisados e visualisados em detalhes antes mesmo da construção de protótipos.

O Processo de Criação

Design Center VW Brasil

Todo o processo de criação de um automóvel nasce na área de design. Nela é criada a forma do novo veículo, inicialmente pelos sketches (desenhos em duas dimensões). São várias propostas em torno do mesmo veículo até chegar aos temas preferidos.

Design Center VW Brasil

O segundo processo é responsabilidade da área de Package (onde são dimensionados e posicionados os espaços e os componentes do veículo). Nesta área os técnicos ajustam e definem o tamanho ideal do carro assim como analisam as questões ergonômicas em relação ao ser humano.

Design Center VW Brasil

As ideias mostradas nos sketches, adaptadas às medidas definidas do Package, são transferidas para um desenho com tamanho real do novo veículo, em escala 1:1. Após sua aprovação, chega a fase do clay, uma massa especial para modelagem, composta por barro e demais elementos químicos, para esculpir o modelo em tamanho natural. Nesta fase, a área de engenharia participa ativamente em conjunto com os designers para viabilizar tecnicamente o veículo. Este modelo em clay recebe pintura e todos acabamentos como faróis, grades, vidros etc. para tornar-se o mais próximo possível de um veículo de série, explica a Volkswagen.

Design Center VW Brasil

As mesmas fases acontecem também no trabalho de composição do interior do veículo. Painel de instrumentos, laterias de portas, teto e todas as partes visíveis são modeladas em todos os seus detalhes. Todas estas tarefas são desempenhadas pela equipe dos modeladores e tapeceiros em um verdadeiro trabalho artesanal.

Design Center VW Brasil

Design Center VW Brasil

Paralelamente se dá a escolha das cores e materiais de revestimentos. Estas atividades são de responsabilidade da área de Color & Trim, responsável por reunir as tendências do mercado com o suporte e propostas da área de Marketing.

Design Center VW Brasil

Após estas etapas, o modelo é levado para a matriz, na Alemanha, onde é submetido a direção do Design Center em Wolfsburg. A partir daí, são efetuados os ajustes necessários e começa, então, a fase de construção da superfície matemática que é feita baseada em um scanning do modelo final.

Design Center VW Brasil

Na foto acima, um protótipo da parte interna permite a observação de todos os detalhes do acabamento. Segundo Luiz Alberto Veiga, Gerente Executivo de Design, este é o primeiro momento de contato com o acabamento interno de um carro. Os técnicos da empresa analisam cada detalhe para propor os últimos ajustes antes da produção final.

Design Center VW Brasil

Estas informações matemáticas vão mais tarde, após extensivos trabalhos de viabilidade técnica e financeira, em conjunto com a engenharia e outras áreas da companhia, como planejamento industrial e produção, definir o modelo virtual, que será a base final para a construção das ferramentas e meios de produção.

Design Center VW Brasil

O Design Center da Volkswagen no Brasil foi o primeiro centro de design fora da Alemanha, em 1966. Hoje, a marca também conta com um Centro de Design nos Estados Unidos e outro na China. De acordo com Veiga, membros da equipe de design viajam constantemente para a Alemanha para aperfeiçoamento e também para compartilhar tecnologias.

Design Center VW Brasil

Design Center VW Brasil

Talento Volkswagen

No evento de apresentação do Novo Design Center, a Volkswagen também promovia em paralelo a final do concurso Talento Design. Criado em 1998, o concurso tem como objetivo formar e reconhecer novos talentos no Design. O concurso é dirigido a estudantes de Desenho Industrial, Design de Produto, Design Gráfico, Moda ou Arquitetura a partir de uma tema criado pela Volkswagen. Os vencedores são premiados com um estágio de um ano na área de Design da Volkswagen do Brasil. Este ano, o tema é “Como será o carro mais amado do Brasil em 2021?”

Design Center VW Brasil

Na primeira fase, os finalistas poderão trocar informações com os designers da Volkswagen para aperfeiçoar seus projetos. Nesta sexta-feira acontecia simultaneamente a segunda fase, o que inclui uma prova de aptidão e uma visita ao departamento de Design da Volkswagen do Brasil. Durante nossa visita, os candidatos estavam nervosos realizando a prova final.

Design Center VW Brasil

A apresentação dos projetos e a defesa final para a banca examinadora acontecem no dia 25 de novembro, quando os vencedores serão revelados.

O concurso já possibilitou à marca encontrar grandes designers brasileiros que hoje trabalham no exterior. Raul Pires, ex-chefe designer da Bentley e atualmente diretor de design da Ital Design é um dos que passaram por este concurso. Também os irmãos Pavones e Arnaldo Cruzzeiro, brasileiros responsáveis delo design de exterior do Jetta, Novo Polo (europeu), Novo Tiguan e o novo up!

Fotos: Fábio Trindade/CARPLACE

*Fonte: Carplace

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s