Nova Amarok Automática

Câmbio automático de oito marchas é cereja no bolo da fortalecida Volkswagen Amarok

Quer melhorar um carro? Uma boa mexida no motor dele vai garantir mais potência e torque. A Volkswagen fez isso com a picape Amarok, cujo motor 2.0 biturbo a diesel (TDI) da versão Highline ganhou 17 cavalos e 2 kgfm na potência e no torque — agora são 180 cv e 42,8 kgfm, respectivamente. Quer melhorar mais ainda? Adicione uma transmissão automática com oito marchas, e o conjunto vai ficar praticamente irresistível.

TREM DE FORÇA
A reformulação do motor 2.0 TDI vale somente para a versão top da picape, e aconteceu também na variação com câmbio manual de seis marchas. Ao todo, a picape média oferece agora nove versões, que diferem nas combinações de cabines simples e dupla, tração 4×2 e 4×4, câmbios manual e automático e motor turbodiesel (não há, ainda, nem motor a gaslina, que dirá bicombustível) de uma ou duas turbinas (122 cv e 180 cv).

A nova transmissão, denominada 8HP e “customizável” pela fabricante alemã ZF, foi encomendada tendo como referência os câmbios de seis velocidades, manual e automático, já usados em outros modelos da Volkswagen. Para melhorá-los, os engenheiros da montadora pediram à fornecedora uma primeira marcha muito forte, que fizesse o papel de reduzida — a posição ideal para pisos de aderência escassa e aclives/declives acentuados. No outro extremo, a oitava marcha deveria ter a função de overdrive, “soltando” o motor e permitindo que, na Amarok, rodar a 120 km/h coloque o motor na faixa das 2.000 rpm (ressalvando que propulsores a diesel tem menor amplitude de rotações).

O modelo tem alguns outros itens tecnológicos dignos de menção. Um deles é o sistema ABS (antitravamento dos freios) especial para off-road conjugado ao controle eletrônico de descida HDC. Ao pressionar a tecla no console, os freios ficam mais eficientes para piso escorregadio; em declives e com o câmbio posicionado manualmente em primeira, entra em ação o HDC, que freia a Amarok sem o uso do pedal.

*fonte: http://carros.uol.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s