Na “Temporada Alemanha – Brasil 2013-2014” Fábrica da Volkswagen no Paraná comemora a data com apresentação da Orquestra Sinfônica de Hanover

image (4)

 

  • Em turnê por várias cidades brasileiras, orquestra realizou apresentações exclusivas na unidade da Volkswagen em São José dos Pinhais
  • Repertório incluiu melodias de grandes compositores de ópera do mundo e as tradicionais marchas alemãs e austríacas
  • Além de celebrar o ano da Alemanha no Brasil, concertos têm o objetivo de estreitar as relações culturais entre os dois países

Para celebrar a “Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014”, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) foi palco de duas apresentações da Orquestra Sinfônica Langenhagen, de Hanover, da Alemanha, nesta quinta-feira (10/10). Os colaboradores assistiram nos horários das refeições a apresentações de música erudita de compositores como Johann Strauss (1804-1849), Giuseppe Verdi (1813-1901) e Georges Bizet (1838-1875). Cerca de 35 integrantes da Orquestra subiram ao palco montado especialmente para os concertos no Centro de Comunicação, logo na entrada da unidade, que integra os escritórios administrativos e as áreas de produção.

“Foi uma satisfação muito grande compartilhar com nossos colaboradores uma apresentação de música clássica, apresentada por uma orquestra tão importante e renomada, como a Sinfônica de Langenhagen”, destacou o diretor da fábrica de São José dos Pinhais, Volker Germann. Antes dos concertos, os músicos visitaram a linha de produção para conhecer de perto a alta tecnologia da empresa na fabricação de um veículo.

“Trazer cultura e arte ao ambiente de trabalho proporciona momentos de confraternização e integração com nossos colaboradores”, afirmou a gerente de Recursos Humanos, Luciana Partel.

“Foi um belo espetáculo e para todos os gostos, já que o repertório foi do clássico à música popular. Os músicos demonstraram muito talento e nos aproximaram ainda mais da cultura alemã”, contou o monitor de uma das equipes da Armação, Samuel Montoanel.

A Orquestra Sinfônica Langenhagen possui uma longa e bem sucedida história de parceria com a empresa. O regente musical Ernst Müller foi por muitos anos o diretor da Orquestra da Volkswagen em Wolfsburg, sede da empresa, na Alemanha. Essa é a primeira vez que ele se apresenta em uma unidade da Volkswagen do Brasil. Além de celebrar o ano “Alemanha + Brasil 2013-2014”, a vinda da Orquestra tem como objetivo aprofundar as relações culturais entre os dois países.

A Orquestra Sinfônica Langenhagen fará concertos em Curitiba hoje (10), em Joinville amanhã (11), em São Bento do Sul no dia 12, em Blumenau no dia 13, durante as festividades do “Oktoberfest”, e no Rio de Janeiro no dia 15.

Orquestra Sinfônica Langenhagen

Fundada em 1958 sob a direção de Ernst Müller, que na época tinha apenas 18 anos de idade, a Orquestra Sinfônica da cidade de Langenhagen, próxima a Hanover, hoje é conhecida muito além das fronteiras. Além de se apresentar em quase todos os países europeus, a orquestra tem passagens pelo Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Japão, China, Austrália e Tailândia. Atualmente, mais de 50 músicos mantêm o sucesso da orquestra, sob a direção musical de Kai Philipps.

Fábrica São José dos Pinhais

A fábrica de São José dos Pinhais foi inaugurada em 18 de janeiro de 1999 para a produção do Volkswagen Golf e do Audi A3. É uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen. Desde a sua inauguração, já produziu mais de 2,2 milhões de veículos e atualmente produz os modelos Fox, Fox BlueMotion, CrossFox, SpaceFox e Golf. No dia 3 de outubro, a Volkswagen do Brasil anunciou que investirá R$ 520 milhões na unidade para a produção local da nova geração do Golf, que atualmente é importada da Alemanha.

Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

A Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014” foi aberta em maio de 2013 e prossegue até junho de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. Sua principal mensagem é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.

Os responsáveis pelo projeto “Alemanha + Brasil 2013-2014” são o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento. O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) responde pela coordenação da programação científica. A direção do projeto está a cargo da BDI Brazil Board.

Fonte: Imprensa Volkswagen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s