Novo Golf passa a oferecer mais itens tecnológicos inéditos no segmento: Assistente de Luz Dinâmica e Controle Adaptativo de Distância e Velocidade

image (1)

 

  • DLA (Assistente de Luz Dinâmica) comuta automaticamente os faróis bixenônio, evitando ofuscamento de quem trafega em sentido contrário
  • ACC (Controle Adaptativo de Distância e Velocidade) permite manter velocidade e distância pré-definidas do veículo à frente
  • Recursos estão disponíveis para versões Highline e GTI e oferecidos nos pacotes Exclusive e Premium

A Volkswagen do Brasil já oferece como opcionais para o Novo Golf os itens de segurança e conforto inéditos no segmento DLA – Dynamic Light Assist (Assistente de Luz Dinâmica) e ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de distância e velocidade). Os recursos estão disponíveis para o Novo Golf Highline nos pacotes Exclusive (somente DLA) e Premium (DLA e ACC). Para o Novo Golf GTI, ambos os sistemas estão incluídos nos pacotes Exclusive e Premium.

O Novo Golf Highline é equipado com o motor 1.4 TSI com turbo e injeção direta de gasolina, que desenvolve potência de 140 cv e pode ser combinado á transmissão manual de seis marchas ou à automático DSG de sete velocidades. O Novo Golf GTI traz o motor 2.0 TSI com potência de 220 cv e a transmissão automática DSG de seis marchas.

DLA – Dynamic Light Assist (Assistente de Luz Dinâmica)

O Dynamic Light Assist efetua a troca automática entre os fachos alto e baixo dos faróis bixenônio, evitando ofuscar quem trafega à frente ou vem no sentido contrário, garantindo perfeita iluminação do percurso.

Por meio de uma câmera instalada na parte superior do para-brisa o sistema analisa o tráfego à frente do Novo Golf. Baseado nesses dados, o facho alto dos faróis é acionado automaticamente a partir dos 60 km/h, permanecendo ativado.

Se o sistema detectar veículos em direção oposta ou trafegando adiante do carro, o DLA modula os faróis, mascarando apenas as áreas que o sistema determina que possam potencialmente perturbar outros usuários da via.

Essa função é realizada por uma abertura pivotada entre o refletor com filamento de xenônio e a lente. Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, é feito o ajuste da fonte de luz. Dessa forma, o sistema consegue manter o facho alto apenas do lado direito, por exemplo, comutando para o facho baixo no farol esquerdo. Assim que o sistema detecta não haver mais veículos à frente ou em sentido contrário, reestabelece o facho alto dos faróis.

Para velocidades de até 40 km/h, o Cornering Light (farol para conversões) proporciona melhor visibilidade em cruzamentos e esquinas. Nesse caso, são utilizadas lâmpadas específicas, localizadas na parte lateral interna dos faróis.

ACC – Adaptive Cruise Control (Controle adaptativo de distância e velocidade)

A condução segura inclui também manter distância correta do veículo que trafega à frente. O ACC – Adaptive Cruise Control (controle adaptativo de distância e velocidade) oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando automaticamente o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado por meio de um radar localizado na dianteira do veículo.

O motorista seleciona a velocidade desejada e a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação). O ACC funciona como um controlador de velocidade inteligente, mantendo automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente e seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança).

A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas do perfil de condução oferecido no Novo Golf. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões: é possível se sobrepor ao sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.

Em uma situação hipotética, o Novo Golf está trafegando em rodovia à velocidade programada de 120 km/h, mantida pelo ACC. Em um determinado instante, um veículo mais lento muda de faixa e fica à sua frente. O ACC o detecta, diminui a velocidade do Novo Golf e mantém a distância programada previamente. Sempre que a estrada à frente estiver livre, o ACC acelera de novo até a velocidade anteriormente programada (120 km/h).

O ACC funciona mesmo com tráfego intenso. Nessas condições, o sistema age em conjunto com a transmissão automática DSG para frear o veículo até parar, se necessário. Graças à função Stop and Go do ACC, o Novo Golf pode retomar a aceleração automaticamente em congestionamentos.

Fonte: Imprensa Volkswagen

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s